Ligando a comunidade

O muni liga-te às entidades do teu concelho.

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O que é o muni?

O muni é uma plataforma digital que permite ligar todas as entidades e cidadãos de um concelho e, em simultâneo, ligar esse concelho aos outros concelhos no seu redor.

Com benefícios para as autarquias, cidadãos, associações, empresários e comerciantes ao nível da divulgação, da segurança e do apoio.

Avisos e alertas em tempo real, num telemóvel ou computador pessoal.

Apoio aos cidadãos que vai desde o apoio psicológico ao social.

Características

Acesso

Comunicação em tempo real entre todas as entidades e os cidadãos, numa plataforma comum a todos os dispositivos.

Segurança

O muni dispõe de uma diversidade de medidas de segurança da informação, alinhadas com as melhores práticas nacionais e internacionais.

Utilização

Fácil e simples de utilizar tanto pelos cidadãos com pelas entidades públicas ou privadas

Desenvolvimento

O muni foi desenvolvido numa parceria entre o Munícipio do Sardoal e a associação Valsa da Cotovia

Os módulos que compõem o muni

O muni é um sistema modular que permite que sejam acrescentados novos módulos.

Promoções, Ofertas e Descontos

Este serviço permite aos comerciantes/empresários, dentro e fora do concelho, colocar as suas promoções, ofertas e descontos. Estas podem ser visualizadas por todos os cidadãos do distrito. Os cidadãos do concelho onde o comerciante está sediado, serão notificados sempre que for colocada uma nova oferta na área que pretendem. Na área da sua conta, o cidadão poderá escolher o tipo de promoções sobre as quais pretende ser notificado. O comerciante, além da simples divulgação, tem ao seu dispor uma ferramenta que lhe permite criar vouchers.

Apoio ao Cidadão

O Apoio ao Cidadão é um sistema de apoio ao cidadão e ao empresário, que neste momento contempla as seguintes áreas: o apoio psicológico, social, jovem, aconselhamento fiscal, aconselhamento jurídico e apoio ao empreendorismo. O sistema liga as entidades que já estão no terreno ou não, proporcionando-lhes uma ferramenta para comunicar com o cidadão em tempo real ou não (web chat), podendo, nesta modalidade, falar com mais do que um cidadão em simultâneo, fazer a triagem e acompanhar vários processos. Ao abrir uma consulta, o cidadão pode sempre voltar, porque o histórico das consultas mantém-se disponível para o cidadão e o profissional, poupando tempo e recursos. O cidadão pode ter uma consulta em anonimato.

Protecção Civil

Neste módulo, o cidadão recebe avisos da Protecção Civil Municipal e de seus parceiros. Além de poder enviar avisos, neste serviço, a Protecção Civil pode também enviar SMS, com a possibilidade de poder escolher os destinatários por junta de freguesia. Além deste sistema de mensagens, a Protecção Civil tem também um serviço de alertas, que notifica os cidadãos do concelho sobre ocorrências, como por exemplo, incêndios, inundações, que possam estar ocorrer no concelho.

Avisos da Autarquia

Avisos da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e parceiros da autarquia, aos cidadãos, sobre assuntos relacionados com a autarquia, como por exemplo: impedimentos na via pública, obras, corte de água, etc. Com apenas um clique, o cidadão terá ao seu dispor todos os avisos, de uma forma intuitiva e fácil de pesquisar. Todos os cidadãos serão notificados sempre que for colocado um aviso.

Eventos

Uma agenda com os eventos que irão ocorrer no município. Todas as entidades do concelho, sejam elas, associações, empresas, Câmara Municipal ou Juntas de Freguesia, podem, com alguns cliques, anunciar eventos que ficarão disponíveis a todos os utilizadores e visitantes da plataforma, mesmo fora do concelho. Todos os cidadãos do concelho serão notificados sempre que for colocado um evento.

Debates e Questões

Este serviço permite, não só, que a Câmara Municipal ou a Junta de Freguesia ausculte a população sobre assuntos do interesse de todos, como também, que o cidadão possa criar o seu próprio debate ou questionar sobre algum assunto que ache pertinente e que seja do interesse de toda a comunidade. Todos podem participar, inclusive os eleitos e responsáveis pela autarquia.

Votações

Permite às Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, colocar assuntos para votação junto da população do concelho. Podem escolher a população alvo, seja ela o município no seu todo ou uma junta de freguesia em particular. O cidadão é automaticamente notificado.

Perdidos e Achados

Serviço que permite a todos os cidadãos colocar alertas sobre algo que perderam ou acharam (objectos ou animais de estimação). Os alertas podem ser visualizados por todos os cidadãos do distrito. Os cidadãos serão notificados sempre que for colocado um novo alerta no seu concelho.

Adopta-me

Serviço que permite aos cidadãos, canis/gatis municipais e associativos divulgarem os animais que têm para adopção. Semanalmente, sempre que houver novos animais, os cidadãos, através de notificação, são convidados a conhecer os novos patudos.

Voluntariado

Uma bolsa de voluntariado, em que qualquer entidade pode divulgar as suas acções de voluntariado. O utilizador visualiza todas as acções no distrito e pode filtrar por concelho. O utilizador recebe sempre uma notificação quando alguma entidade do seu concelho coloca uma acção.

Emprego

Serviço que permite a todas as entidades, dentro ou fora do concelho, colocar as suas ofertas de trabalho. As ofertas podem ser visualizadas por todos os cidadãos do distrito. Todos os cidadãos serão notificados (se assim optarem) sempre que for colocada uma nova oferta na área profissional que pretendem.

Formação/Workshops

Bolsa de acções de formação e workshops que vão decorrer no concelho ou no distrito. O cidadão pode também pesquisar no país inteiro. O cidadão pode fazer a sua pré-inscrição, se a organização que promove a acção activar essa possibilidade. Qualquer entidade, seja autarquia, empresa, ou associação, podem divulgar as suas acções de formação ou workshops. Os cidadãos do concelho onde decorre a acção serão notificados.

Profissionais e Empresas

Serviço que permite aos empresários e profissionais anunciarem os seus serviços. O utilizador visualiza todos os profissionais/empresas no distrito e pode filtrar por concelho e por ramo de actividade.

Avisos de Saúde

Permite ao cidadão receber mensagens do seu centro de saúde em tempo real. Mensagens que podem ir desde horários, a ausência de médicos, a programas de rastreio, etc.

Notícias

Espaço noticioso, onde qualquer entidade do concelho, seja ela empresa, associação ou autarquia, pode divulgar notícias sobre a sua actividade ou press-releases. O utilizador pode consultar ou pesquisar por concelho ou por distrito e, recebe uma notificação sempre que alguma entidade do seu concelho coloca uma notícia.

Notificações

Cada utilizador pode escolher as notificações que pretende receber. Todos os serviços que constam na plataforma emitem notificações. Os utilizadores são notificados de imediato se tiverem instalado a APP nos seus telemóveis, ou por email, se não tiverem a APP instalada.

Segurança Pública

Módulo onde a entidade local, responsável pela segurança pública (GNR ou PSP), pode publicar os seus alertas, avisos, campanhas de sensibilização, etc., com o intuito de alertar ou sensibilizar a população para algum assunto. A força de segurança pode também colocar avisos de desaparecidos que, não só chegam à população do concelho, como também, aos concelhos envolventes.

Alertas/Ocorrências

Este é um serviço que permite ao cidadão comunicar problemas na via pública e que são da responsabilidade da Câmara Municipal ou da Junta de Freguesia. O sistema está desenhado de uma forma simples que visa facilitar o processo ao cidadão e a distribuição entre as entidades autárquicas responsáveis. Permite a introdução de georeferenciação, imagens e ficheiros.

Risco de Incêndio

A aplicação permite receber diariamente, as previsões de risco de incêndio para o concelho. Quando o nível de risco aumenta para os níveis mais elevados, o sistema envia um alerta automático para os cidadãos do concelho onde o nível de risco aumentou.

Editais

Módulo que permite aos cidadãos encontrar os editais gerados pela Câmara Municipal e pelas Juntas de Freguesia, num só espaço. Os cidadãos do concelho serão notificados sempre que houver novos editais.

Sistema de Pontos

A plataforma tem um sistema de recompensa por pontos para todos os cidadãos que tenham usado a plataforma de uma forma cívica, e com uma forte gratificação pontual para os cidadãos que visualizaram a informação colocada nas áreas da promoção/ofertas pelo comércio local, eventos e adopção de animais. No início de cada mês, a pontuação é reposta ao seu valor inicial que é de 10 pontos. Os vencedores de cada mês, poderão ser premiados, se o município assim pretender, com vouchers ou similares, para consumo no comércio local.

Moderação

Para a moderação, é usado um sistema de I.A. que permite auxiliar a equipa de moderação na avaliação da informação que é colocada pelos cidadãos. A informação colocada pelos cidadãos que não cumpra os critérios indicados nos termos e condições, será eliminada da plataforma.

Questões frequentes

Se tem mais dúvidas não hesite em nos contactar.

O muni é um projecto da valsa da cotovia, associação para o desenvolvimento da cultura e da cidadania activa.

Rua Bivar Salgado
Sardoal 2230 - 123

contacto[@]muni.pt

241 855 054

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